Profissional da Educação no século XXI
Fotografia: Eira, 2020 |
Competências do profissional da educação para o século XXI
Quais são as competências e as habilidades que o profissional da educação precisa desenvolver ?
Nas práticas educativas o profissional da educação cria estratégias criativas que favorecem as competências e as habilidades que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) valoriza para a formação integral do aluno. Com isso, ambos desenvolvem-se para a solução das demandas complexas da vida escolar e da vida cotidiana.
O gestor (seja no ramo empresarial ou educacional) deve proporcionar estratégias que propiciam o desenvolvimento das competências e das habilidades de acordo com a cultura e os objetivos da instituição.
A gestão estratégica dos recursos humanos favorece o desenvolvimento saudável da equipe e assegura uma aprendizagem completa e de qualidade.
As competências ampliam-se de acordo com as necessidades do ambiente, do período e dos recursos que encontra-se para a prática profissional.
O profissional da educação preocupa-se com a formação teórica sobre a área que propunha-se a ensinar. Algumas competências eram valorizadas neste profissional.
Atualmente, o profissional que queira uma vaga numa instituição de qualidade carece compreender e preparar-se para uma formação que vai além do conteúdo e das teorias. Embora, essa seja uma base importante. O Professor precisa assegurar habilidades e competências que serão fundamentais para a atividade profissional educativa. Tais como:
- Capacidade de lidar com as tecnologias;
- Empatia;
- Resiliência;
- Curadoria de conteúdos;
- Pensamento crítico;
- Comunicação;
- Didática;
- Domínio da área de conhecimentos;
- Planejamento;
- Criatividade;
- Comprometimento;
- Colaboração;
- Atualização constante.
Dica:
Leia o artigo Afinal, quais são as competências de um professor para o século XXI da Diretora de tecnologia educacional Débora Noemi que explica um pouco sobre algumas competências para o profissional do século XXI.
Comentários
Postar um comentário